Expat Forum For People Moving Overseas And Living Abroad banner
21 - 40 of 45 Posts
Para aqueles que esperaram muito tempo...

Eu solicitei a renovação do meu passaporte sul-africano no centro de Edimburgo em 2 de fevereiro de 2023 e me disseram que levaria aproximadamente 6 semanas, mas poderia levar até 6 meses. Pensei em compartilhar minha experiência com outras pessoas na mesma situação.

Em 12 de julho de 2023, enviei um e-mail para info.sapasportsinuk@vfsglobal.com para saber sobre o status. No dia seguinte, recebi uma resposta padrão de que o pedido estava sendo processado e que eu seria notificado quando o passaporte estivesse pronto para ser retirado.

Em 3 de agosto de 2023, enviei outro e-mail para o mesmo endereço, bem como para o SA Home Affairs em HACC@dha.gov.za. A VFS respondeu em 11 de agosto de 2023 com a mesma resposta padrão de antes. Então, enviei um e-mail de acompanhamento pedindo uma resposta mais significativa, o que pareceu resultar na abertura de um ticket de suporte do lado deles.

Em 16 de agosto de 2023, recebi uma resposta do SA Home Affairs dizendo que eles haviam recebido o pedido, mas o enviaram de volta em 23 de março de 2023 por causa de impressões digitais pouco claras!

Enviei esta informação para a VFS e, no mês seguinte, continuei solicitando atualizações sobre o status e eles continuaram dizendo que estavam trabalhando nisso. Também tentei enviar reclamações para a VFS através de várias páginas da web, mas nada resultou disso (eles não facilitam).

Eventualmente, eu simplesmente apareci no centro VFS de Edimburgo em 7 de setembro de 2023 e contei a situação para a pessoa da recepção. Depois de esperar aproximadamente uma hora, eles refizeram minhas impressões digitais e me garantiram que o reenviariam. O agente também me deu outro endereço de e-mail (info.saedinburgh@vfshelpline.com) que eu poderia usar para enviar uma consulta.

Em 23 de outubro de 2023, enviei um e-mail de acompanhamento para o South African Home Affairs para saber se eles haviam recebido o pedido atualizado. Em 30 de outubro de 2023, recebi uma resposta deles dizendo que eles haviam concluído o pedido e o enviaram para a DIRCO em 24 de outubro de 2023.

Em 6 de novembro, recebi um e-mail da VFS dizendo que meu passaporte estava pronto para ser retirado.
Obrigado por compartilhar sua experiência, James. É chocante e desanimador quando grandes organizações obtêm contratos tão críticos, mas são incapazes de fornecer serviços eficientes. É revoltante que você tenha que entrar em contato diretamente com o SA Home Affairs para obter qualquer resposta humana.

Além disso, por que eles não podem garantir que as impressões digitais sejam feitas corretamente para economizar uma enorme quantidade de tempo e administração, se já estão claramente com falta de pessoal?

Obrigado novamente. Preciso decidir em qual escritório irei. Nunca fico na África do Sul tempo suficiente para fazer isso. Acredito que você pode fazer isso em 3 semanas por lá.

Olá, alguém sabe o que fazer neste caso? Casei-me legalmente aqui no Reino Unido, mas não mudei meu sobrenome. Mantive meu sobrenome de solteira. Um dos requisitos para fazer o passaporte é fornecer uma certidão de casamento. Isso é obrigatório?

Sim ...

Preciso renovar um passaporte. Não posso fazer o pedido online e eles simplesmente me enviam o novo passaporte? Seria muito mais fácil.
Também levaria apenas cerca de 2 a 3 semanas.

Olá, alguém sabe se é preciso entregar o passaporte atual na renovação? Preciso renovar o meu, mas tenho algumas viagens marcadas e preferia ficar com o passaporte, se possível?

Sou cidadão sul-africano com ILR no Reino Unido.

Gostaria de compartilhar minha experiência de solicitação de novo passaporte aqui.

Você pode solicitá-lo em 3 centros VFS Global: Manchester, Londres, Edimburgo. O Departamento de Assuntos Internos lançou um novo processo de solicitação em junho de 2022, com a VFS como parceira oficial de terceirização. Eles prometeram que isso aceleraria os tempos de espera para novos passaportes.

Antes disso, você tinha que se candidatar através da South African House em Londres e podia se candidatar pessoalmente ou por correio. Você tinha que solicitar um formulário exclusivo com código de barras para suas impressões digitais por escrito com antecedência e esperar alguns meses apenas para recebê-lo (de acordo com as poucas postagens que consegui encontrar). Li que você tem que se candidatar cerca de 12 meses antes de expirar, pois leva muito tempo para o processamento da solicitação, etc.

Não é mais possível se candidatar através da South African House e você deve marcar uma consulta no escritório da VFS.

No site da VFS, ele tem 2 formulários que você precisa baixar, imprimir e preencher. Eles fornecem o outro formulário com código de barras para impressões digitais no centro durante sua consulta, não há como obter este formulário antes disso (mais sobre este formulário e impressões digitais mais tarde)

Pude marcar uma consulta para o dia seguinte. Você não paga ao fazer a reserva, você paga tudo no centro durante sua consulta. O custo é de £ 107,50. Isso inclui consulta, processamento, o formulário para tirar impressões digitais e fotos. Eles nem me perguntaram se eu tinha fotos, eles tiram lá e é assim que é feito.

Documentos que você precisa levar:
Os 2 formulários de inscrição preenchidos - certifique-se de anotar os números de identificação de seus pais e cônjuge, a data do casamento, etc., pois você precisa deles para esses formulários e novamente depois que eles pegarem esses formulários de você! (Mais sobre isso mais adiante!)

Passaporte atual
Carteira de identidade/cartão atual

Se for casado - certidão de casamento original, carta assinada informando se você deseja passaporte com nome de casado ou de solteira

Se você for divorciado ou tiver dupla nacionalidade, outros documentos são necessários.

Recomendo entrar em contato com eles por e-mail para verificar com antecedência. Eles levam 2 dias para responder, mas as respostas são úteis. Há também um número de telefone premium, mas é muito caro e tenta mantê-lo no telefone por mais tempo.

Você precisa de 2 cópias autenticadas de cada documento que enviar (excluindo os formulários de inscrição) - podem ser autenticadas nos correios, por um advogado ou contador, etc. Também notei no centro que eles fizeram isso lá para algumas pessoas.

Agora, mais sobre a consulta. Minha consulta foi em 01/12/2022. Como eu disse, fui ao centro de Manchester. O centro não está convenientemente localizado e um pouco longe para quem usa bonde ou trem. Peguei um Uber, notei que muitos fizeram o mesmo.

Esteja preparado para uma longa espera!

Você só pode entrar no centro 20 minutos antes do horário da sua consulta. Minha consulta foi no início da manhã e estava frio naquele dia. Tive que esperar do lado de fora até 20 minutos antes do horário.

Ao fazer o check-in, você recebe um número com código de barras. Digamos que meu número era ABC03. Então você espera que seu número apareça na tela e pronto.

Cada país é atendido por um balcão diferente e notei sequências de números diferentes para cada um.

Eu estava sentado há 15 minutos e ouvi o número ABC01 sendo chamado, pensei, oh ok, eles provavelmente estão com cerca de 30 minutos de atraso. A consulta daquele requerente durou cerca de 45 minutos! Então ouvi que eles receberam um formulário e foram instruídos a preenchê-lo na área de espera e, quando terminassem, devolvê-lo ao balcão. Ok, então pensei que talvez eles não tivessem todos os formulários preenchidos antes da consulta.

Então, o número ABCA01 foi chamado, eu estava esperando que ABC02 fosse chamado. Aquele requerente teve seus 45 minutos de diversão e então o próximo número foi ABC02, então ABCA02 e finalmente ABC03 (eu!, mais de 2 horas e meia após o horário da consulta!) Percebi que deve ser que eles fazem uma solicitação de passaporte, depois uma consulta de solicitação de visto.

Então, quando você está no balcão, eles pedem todos os documentos, então você precisa rolar suas próprias impressões digitais em tinta preta e pressionar os dedos no formulário de impressões digitais com código de barras. O mesmo formulário que você só pode obter durante o horário da consulta e não antes, o mesmo formulário que você precisa levar para a sala de espera para preencher depois de pagar £ 107,50 e tirar sua foto com uma câmera com flash ofuscante!

Lembra que eu disse para ter certeza de ter outra anotação dos números de identificação dos seus pais e cônjuge? Você precisará inserir essas informações, novamente, neste formulário que agora tem suas impressões digitais manchadas (no meu caso, impressões borradas), enquanto tenta ao máximo não borrá-las mais. Depois de preencher o formulário, você precisa entregá-lo de volta no mesmo balcão em que foi atendido e a coisa educada é esperar até que eles não tenham um requerente lá, você acabará esperando ainda mais! Ao todo, eu estava dentro do centro das 9h40 às 12h50...

Me disseram que leva cerca de 3 meses para o passaporte ficar pronto para coleta, mas pode levar muito mais tempo, como até 9 meses. Também me disseram que, se minhas impressões digitais forem rejeitadas, terei que retornar ao centro, refazê-las, etc.! Dizem para você guardar o recibo de pagamento e seu passaporte atual e que você precisará trazê-lo quando for coletá-lo. Eles o informarão por SMS e e-mail. Eu só recebi e-mails deles.

Cronograma:
Referência da solicitação encaminhada para VFS Londres em 01/12/2022

Referência da solicitação recebida na VFS Londres em 02/12/2022

Referência da solicitação despachada de VFS Londres para Manchester em 05/01/2023

Passaporte pronto para coleta em 16/01/2023

Dia da coleta:
Preciso mencionar que o e-mail informava que a coleta é apenas das 16h00 às 17h00, no entanto, o site informava 12h00 - 13h30. Ao receber o e-mail de coleta, entre em contato com eles para esclarecer o horário para não fazer uma viagem desperdiçada. Para mim, o centro fica a 3 horas de carro

Enviei um e-mail pedindo esclarecimentos, pois não queria ser dispensado muito cedo ou chegar muito tarde. Eles confirmaram que o horário do site, 12h00 - 13h30, está correto.

Ao chegar, você recebe novamente um número e é instruído a esperar. Eu tinha o número ABC01, o que sugeriria que eu era o primeiro. Não deve demorar mais de 10 minutos no máximo, certo? Cheguei às 12h18 e só fui chamado às 13h25. Quando me sentei no balcão, demorou pelo menos mais 5 minutos antes que alguém aparecesse para me ajudar. Demorou mais 5 minutos para eles encontrarem meu passaporte e então eu tive que assinar um documento dizendo que o recebi, etc. Saí do centro às 12h45. Novamente, esteja preparado para uma longa espera.

O processamento do passaporte foi rápido, mas a experiência de agendamento e coleta poderia ser melhorada.
Olá a todos, alguém tem alguma dica sobre como obter uma consulta da VFS global? O sistema de reservas deles está atualmente em loop e quando finalmente consegui abrir uma tela de reserva, foi para a Itália e depois para a Lituânia!
Por favor, ajude, preciso que meu passaporte seja resolvido o mais rápido possível.

Eu solicitei a renovação do meu passaporte sul-africano no centro de Edimburgo em 2 de fevereiro de 2023 e me disseram que levaria aproximadamente 6 semanas, mas poderia levar até 6 meses. Pensei em compartilhar minha experiência com outras pessoas na mesma situação.

Em 12 de julho de 2023, enviei um e-mail para :info.sapasportsinuk@vfsglobal.com para saber sobre o status. No dia seguinte, recebi uma resposta padrão de que o pedido estava sendo processado e que eu seria notificado quando o passaporte estivesse pronto para ser retirado.

Em 3 de agosto de 2023, enviei outro e-mail para o mesmo endereço, bem como para o SA Home Affairs em HACC@dha.gov.za. A VFS respondeu em 11 de agosto de 2023 com a mesma resposta padrão de antes. Então, enviei um e-mail de acompanhamento pedindo uma resposta mais significativa, o que pareceu resultar na abertura de um ticket de suporte do lado deles.

Em 16 de agosto de 2023, recebi uma resposta do SA Home Affairs dizendo que eles haviam recebido o pedido, mas o enviaram de volta em 23 de março de 2023 por causa de impressões digitais pouco claras!

Enviei esta informação para a VFS e, no mês seguinte, continuei solicitando atualizações sobre o status e eles continuaram dizendo que estavam trabalhando nisso. Também tentei enviar reclamações para a VFS através de várias páginas da web, mas nada resultou disso (eles não tornam isso fácil).

Eventualmente, eu simplesmente apareci no centro VFS de Edimburgo em 7 de setembro de 2023 e contei a situação para a pessoa na recepção. Depois de esperar aproximadamente uma hora, eles refizeram minhas impressões digitais e me garantiram que as reenviariam. O agente também me deu outro endereço de e-mail (info.saedinburgh@vfshelpline.com) que eu poderia usar para enviar uma consulta.

Em 23 de outubro de 2023, enviei um e-mail de acompanhamento para o South African Home Affairs para saber se eles haviam recebido o pedido atualizado. Em 30 de outubro de 2023, recebi uma resposta deles dizendo que eles haviam concluído o pedido e o enviaram para a DIRCO em 24 de outubro de 2023.

Em 6 de novembro, recebi um e-mail da VFS para dizer que meu passaporte estava pronto para ser retirado.
Obrigado pelas informações detalhadas e por compartilhar sua experiência, foi com certeza uma grande dor de cabeça para você, mas fico feliz que tenha dado certo. Agora, sei que terei que passar pelo mesmo procedimento caso a mesma coisa aconteça comigo.

Olá a todos, alguém tem algum conselho sobre como obter uma consulta da VFS global? O sistema de reservas deles está atualmente em loop e quando finalmente consegui abrir uma tela de reservas, era para a Itália e depois para a Lituânia!
Por favor, ajudem, preciso que meu passaporte seja resolvido o mais rápido possível.
Eu falei sobre isso para eles, mas continuaram me dizendo que era meu dispositivo que era o problema. Acabei enviando um e-mail para info.sapasportsinuk@vfsglobal.com diretamente e eles me marcaram uma consulta manual. Senti que estava enlouquecendo porque tentei por alguns meses e simplesmente não funcionou. Claramente há um problema com a reserva de renovação do passaporte SA e eles se recusam a consertá-lo?

Olá, renovei meu passaporte SA em 5 de janeiro no escritório da VFS em Edimburgo, o consultor me disse que levaria de 4 a 6 semanas. Agora me disseram que levará de 2 a 6 MESES! Como pode imaginar, não estou feliz, mais alguém está a ter este mau serviço? É absolutamente ridículo, nem a Austrália tem atrasos tão longos!!!
Me disseram o mesmo, é ridículo quando os cidadãos do Reino Unido podem ir ao centro de solicitação de passaporte e, depois de esperar cerca de 2 a 4 horas, obter um novo passaporte ou em poucos dias depois, no máximo.

Eu me candidatei em 12 de agosto de 2024. Meu passaporte expirou e preciso viajar no mais tardar em outubro para a Nigéria, vindo do Reino Unido, então sugiro que a VFS implemente uma opção FAST TREK, pois prefiro pagar muito mais e obter meu passaporte pelo menos em 3-4 semanas no máximo.

Preciso reaplicar para o meu ID porque o perdi há muito tempo, e agora meu passaporte expirou. Onde posso obter os formulários, porque entendo que a VFS Global não faz passaportes para pessoas sem seu ID? Desperdicei um agendamento na SA High Commission porque não consegui ver nenhum formulário para baixar. Tive que esperar por outro agendamento, mas agora ainda não consigo ver o que preciso levar, ou quaisquer formulários para baixar. Alguém sabe?

Como é que toda a gente consegue fazer isto? Tentei durante dois dias usando o site global VFS e depois enviei um e-mail para info.sapasportsinuk@vfsglobal.com pedindo uma consulta manual. A resposta deles me direcionou de volta para o site global VFS com um pedido para que eu lhes enviasse capturas de tela de onde eu estava tendo um problema. Fiz isso ontem e esta manhã recebi esta resposta -

Obrigado por escrever para a Central de Ajuda de Passaportes VFS Global South Africa.

Observe que esta linha de ajuda não pode ajudá-lo com dúvidas relacionadas ao agendamento online. Para mais informações, visite o link fornecido: https://visa.vfsglobal.com/ppt/en/zaf/book-an-appointment

Então eu volto ao começo e tento de novo. Desta vez, cheguei a inserir meus dados e os dados da minha esposa, selecionar um dia, depois selecionar um horário - mas então me disseram que todos os horários para este horário estão ocupados - reserve outro horário. Volte para a página anterior e todos os dias estão acinzentados para outubro, depois tentei novembro, dezembro, janeiro etc. - Nada - tudo acinzentado

Alguma ideia?

Em 12 de julho de 2023, enviei um e-mail para info.sapasportsinuk@vfsglobal.com para saber sobre o status. No dia seguinte, recebi uma resposta padrão de que o pedido estava sendo processado e que eu seria notificado quando o passaporte estivesse pronto para ser retirado.

Em 3 de agosto de 2023, enviei outro e-mail para o mesmo endereço, bem como para o SA Home Affairs em HACC@dha.gov.za. A VFS respondeu em 11 de agosto de 2023 com a mesma resposta padrão de antes. Então, enviei um e-mail de acompanhamento pedindo uma resposta mais significativa, o que pareceu resultar na abertura de um chamado de suporte do lado deles.

Enviei esta informação para a VFS e, no mês seguinte, continuei solicitando atualizações sobre o status e eles continuaram dizendo que estavam trabalhando nisso. Também tentei enviar reclamações para a VFS através de várias páginas da web, mas nada resultou disso (eles não tornam isso fácil).

Eventualmente, eu simplesmente apareci no centro VFS de Edimburgo em 7 de setembro de 2023 e contei a situação para a pessoa na recepção. Depois de esperar aproximadamente uma hora, eles refizeram minhas impressões digitais e me garantiram que as reenviariam. O agente também me deu outro endereço de e-mail (info.saedinburgh@vfshelpline.com) que eu poderia usar para enviar uma consulta.

Em 6 de novembro, recebi um e-mail da VFS dizendo que meu passaporte estava pronto para ser retirado.
Olá James,

Obrigado por compartilhar. O passaporte das minhas filhas expira no próximo ano, então precisarei solicitar um novo o mais rápido possível devido ao longo tempo de processamento. O site informa que precisarei levar meus documentos originais, bem como 2 cópias de cada certificado. Sempre que solicitei um novo passaporte na Alta Comissão Sul-Africana em Londres, eu só enviava as cópias autenticadas e não os documentos originais. Na sua experiência, é este o caso com a VFS Global Edinburgh? Eu só precisaria enviar as cópias autenticadas e manter os originais comigo depois que eles os vissem? Eu não quero deixar todos os meus documentos originais com eles, caso algum deles se perca!

Obrigado Aaron

Olá... Estou muito frustrado! Candidatei-me em 17 de julho de 2023 na VFS Edimburgo para um novo passaporte sul-africano e ainda estou esperando! Por favor, isso está ficando bastante urgente e agravante! Minha mãe faleceu em dezembro e eu ainda não fui para casa ver minha família... Lara Alma Luthi

Alguém pode ajudar? Eu não sabia que precisava atualizar o registro populacional da SA quando me casei ou me divorciei. Eu morava no Reino Unido na época e ainda moro) e não fiz isso quando me casei pela primeira vez (agora divorciada e casada novamente), mas li em um site que você só pode solicitar um passaporte com o nome conforme o registro populacional. Consegui verificar qual é o meu nome lá e está no nome de solteira anterior. Parece que quando solicitei um passaporte pela primeira vez quando me casei, eles atualizaram automaticamente o NPR. Alguém já solicitou um passaporte em, por exemplo, um nome de casada que não está de acordo com o NRP? Tenho todos os documentos apostilados para levar comigo para minha consulta de passaporte na VFS na sexta-feira. Esperando que isso possa ser feito como parte do processo. Aparentemente, uma alteração no NPR pode levar de 3 a 4 meses. Os processos são insanos!! Tudo isso está me estressando muito!

21 - 40 of 45 Posts