Sou cidadão sul-africano com ILR no Reino Unido.
Gostaria de compartilhar minha experiência de solicitação de novo passaporte aqui.
Você pode solicitá-lo em 3 centros globais da VFS: Manchester, Londres, Edimburgo. O Departamento de Assuntos Internos lançou um novo processo de solicitação em junho de 2022, com a VFS como parceira oficial de terceirização. Eles prometeram que isso aceleraria os tempos de espera para novos passaportes.
Antes disso, você tinha que se candidatar através da South African House em Londres e podia se candidatar pessoalmente ou por correio. Você tinha que solicitar um formulário exclusivo com código de barras para suas impressões digitais por escrito com antecedência e esperar alguns meses apenas para recebê-lo (de acordo com as poucas postagens que consegui encontrar). Li que você tem que se candidatar cerca de 12 meses antes de expirar, pois leva muito tempo para o processamento da solicitação, etc.
Não é mais possível se candidatar através da South African House e você deve marcar uma consulta no escritório da VFS.
No site da VFS, ele tem 2 formulários que você precisa baixar, imprimir e preencher. Eles fornecem o outro formulário com código de barras para impressões digitais no centro durante sua consulta, não há como obter este formulário antes disso (mais sobre este formulário e impressões digitais mais tarde)
Pude marcar uma consulta para o dia seguinte. Você não paga quando reserva, você paga por tudo no centro durante sua consulta. O custo é de £ 107,50. Isso inclui consulta, processamento, o formulário para coleta de impressões digitais e fotos. Eles nem me perguntaram se eu tinha fotos, eles tiram lá e é assim que é feito.
Documentos que você precisa levar:
Os 2 formulários de inscrição preenchidos - certifique-se de anotar os números de identificação de seus pais e cônjuge, a data de casamento, etc., pois você precisa deles para esses formulários e novamente depois que eles pegarem esses formulários de você! (Mais sobre isso mais tarde!)
Passaporte atual
Carteira de identidade/cartão atual
Se for casado - certidão de casamento original, carta assinada indicando se você deseja passaporte com nome de solteira ou de casada
Se você for divorciado ou tiver dupla nacionalidade, outros documentos são necessários.
Recomendo entrar em contato com eles por e-mail para verificar com antecedência. Eles levam 2 dias para responder, mas as respostas são úteis. Há também um número de telefone premium, mas é muito caro e tenta mantê-lo no telefone por mais tempo.
Você precisa de 2 cópias autenticadas de cada documento que enviar (excluindo os formulários de inscrição) - podem ser autenticadas nos correios, por um advogado ou contador, etc. Também notei no centro que eles fizeram isso lá para algumas pessoas.
Agora, mais sobre a consulta. Minha consulta foi em 01/12/2022. Como eu disse, fui ao centro de Manchester. O centro não está convenientemente localizado e um pouco longe para quem usa bonde ou trem. Peguei um uber, notei que muitos fizeram o mesmo.
Esteja preparado para uma longa espera!
Você só pode entrar no centro 20 minutos antes do horário da sua consulta. Minha consulta foi de manhã cedo e estava frio naquele dia. Tive que esperar do lado de fora até 20 minutos antes do horário.
Quando você faz o check-in, recebe um número com código de barras. Digamos que meu número era ABC03. Então você espera que seu número pisque na tela e pronto.
Cada país é atendido por um balcão diferente e notei sequências de números diferentes para cada um.
Eu estava sentado há 15 minutos e ouvi o número ABC01 ser chamado, pensei, oh, ok, eles provavelmente estão com cerca de 30 minutos de atraso. A consulta daquele requerente durou cerca de 45 minutos! Então ouvi que eles receberam um formulário e foram instruídos a preenchê-lo na área de espera e, quando terminassem, devolvê-lo ao balcão. Ok, então pensei que talvez eles não tivessem todos os formulários preenchidos antes da consulta.
Então, o número ABCA01 foi chamado, eu estava esperando que ABC02 fosse chamado. Esse requerente se divertiu por 45 minutos e então o próximo número foi ABC02, depois ABCA02 e finalmente ABC03 (eu!, mais de 2 horas e meia após o horário da consulta!) Percebi que deve ser que eles fazem uma solicitação de passaporte, depois uma consulta de solicitação de visto.
Então, quando você está no balcão, eles pedem todos os documentos, então você precisa rolar suas próprias impressões digitais em tinta preta e pressionar seus dedos no formulário de impressões digitais com código de barras. O mesmo formulário que você só pode obter durante o horário da consulta e não antes, o mesmo formulário que você precisa levar para a sala de espera para preencher depois de pagar £ 107,50 e ter sua foto tirada por uma câmera com um flash ofuscante!
Lembra que eu disse para ter certeza de ter outra anotação dos números de identificação dos seus pais e cônjuge? Você precisará inserir essas informações, novamente, neste formulário que agora tem suas impressões digitais manchadas (no meu caso, impressões borradas), enquanto tenta ao máximo não borrá-las mais. Depois de preencher o formulário, você precisa entregá-lo de volta no mesmo balcão em que foi atendido e a coisa educada é esperar até que eles não tenham um requerente lá, você acabará esperando ainda mais! Ao todo, eu estava dentro do centro das 9h40 às 12h50...
Me disseram que leva cerca de 3 meses para o passaporte ficar pronto para coleta, mas pode levar muito mais tempo, como até 9 meses. Também me disseram que, se minhas impressões digitais forem rejeitadas, terei que retornar ao centro, refazê-las, etc.! Dizem para você guardar o recibo de pagamento e seu passaporte atual e que você precisará trazê-lo quando for coletá-lo. Eles o informarão por SMS e e-mail. Eu só recebi e-mails deles.
Cronograma:
Referência da inscrição encaminhada para VFS Londres em 01/12/2022
Referência da inscrição recebida na VFS Londres em 02/12/2022
Referência da inscrição despachada da VFS Londres para Manchester em 05/01/2023
Passaporte pronto para coleta em 16/01/2023
Dia da coleta:
Preciso mencionar que o e-mail informava que a coleta é apenas das 16h00 às 17h00, no entanto, o site informava 12h00 às 13h30. Quando você receber o e-mail de coleta, entre em contato com eles para esclarecer o horário para não perder a viagem. Para mim, o centro fica a 3 horas de carro
Enviei um e-mail pedindo esclarecimentos, pois não queria ser dispensado se chegasse muito cedo ou muito tarde. Eles confirmaram que o horário do site de 12h00 às 13h30 está correto.
Quando você chega, você recebe novamente um número e é instruído a esperar. Eu tinha o número ABC01, o que sugeriria que eu era o primeiro. Não deve demorar mais de 10 minutos no máximo, certo? Cheguei às 12h18 e só fui chamado às 13h25. Quando me sentei no balcão, demorou pelo menos mais 5 minutos antes que alguém aparecesse para me ajudar. Demorou mais 5 minutos para eles encontrarem meu passaporte e então eu tive que assinar um documento dizendo que o recebi, etc. Saí do centro às 12h45. Novamente, esteja preparado para uma longa espera.
O processamento do passaporte foi rápido, mas a experiência de agendamento e coleta poderia ser melhorada.
Gostaria de compartilhar minha experiência de solicitação de novo passaporte aqui.
Você pode solicitá-lo em 3 centros globais da VFS: Manchester, Londres, Edimburgo. O Departamento de Assuntos Internos lançou um novo processo de solicitação em junho de 2022, com a VFS como parceira oficial de terceirização. Eles prometeram que isso aceleraria os tempos de espera para novos passaportes.
Antes disso, você tinha que se candidatar através da South African House em Londres e podia se candidatar pessoalmente ou por correio. Você tinha que solicitar um formulário exclusivo com código de barras para suas impressões digitais por escrito com antecedência e esperar alguns meses apenas para recebê-lo (de acordo com as poucas postagens que consegui encontrar). Li que você tem que se candidatar cerca de 12 meses antes de expirar, pois leva muito tempo para o processamento da solicitação, etc.
Não é mais possível se candidatar através da South African House e você deve marcar uma consulta no escritório da VFS.
No site da VFS, ele tem 2 formulários que você precisa baixar, imprimir e preencher. Eles fornecem o outro formulário com código de barras para impressões digitais no centro durante sua consulta, não há como obter este formulário antes disso (mais sobre este formulário e impressões digitais mais tarde)
Pude marcar uma consulta para o dia seguinte. Você não paga quando reserva, você paga por tudo no centro durante sua consulta. O custo é de £ 107,50. Isso inclui consulta, processamento, o formulário para coleta de impressões digitais e fotos. Eles nem me perguntaram se eu tinha fotos, eles tiram lá e é assim que é feito.
Documentos que você precisa levar:
Os 2 formulários de inscrição preenchidos - certifique-se de anotar os números de identificação de seus pais e cônjuge, a data de casamento, etc., pois você precisa deles para esses formulários e novamente depois que eles pegarem esses formulários de você! (Mais sobre isso mais tarde!)
Passaporte atual
Carteira de identidade/cartão atual
Se for casado - certidão de casamento original, carta assinada indicando se você deseja passaporte com nome de solteira ou de casada
Se você for divorciado ou tiver dupla nacionalidade, outros documentos são necessários.
Recomendo entrar em contato com eles por e-mail para verificar com antecedência. Eles levam 2 dias para responder, mas as respostas são úteis. Há também um número de telefone premium, mas é muito caro e tenta mantê-lo no telefone por mais tempo.
Você precisa de 2 cópias autenticadas de cada documento que enviar (excluindo os formulários de inscrição) - podem ser autenticadas nos correios, por um advogado ou contador, etc. Também notei no centro que eles fizeram isso lá para algumas pessoas.
Agora, mais sobre a consulta. Minha consulta foi em 01/12/2022. Como eu disse, fui ao centro de Manchester. O centro não está convenientemente localizado e um pouco longe para quem usa bonde ou trem. Peguei um uber, notei que muitos fizeram o mesmo.
Esteja preparado para uma longa espera!
Você só pode entrar no centro 20 minutos antes do horário da sua consulta. Minha consulta foi de manhã cedo e estava frio naquele dia. Tive que esperar do lado de fora até 20 minutos antes do horário.
Quando você faz o check-in, recebe um número com código de barras. Digamos que meu número era ABC03. Então você espera que seu número pisque na tela e pronto.
Cada país é atendido por um balcão diferente e notei sequências de números diferentes para cada um.
Eu estava sentado há 15 minutos e ouvi o número ABC01 ser chamado, pensei, oh, ok, eles provavelmente estão com cerca de 30 minutos de atraso. A consulta daquele requerente durou cerca de 45 minutos! Então ouvi que eles receberam um formulário e foram instruídos a preenchê-lo na área de espera e, quando terminassem, devolvê-lo ao balcão. Ok, então pensei que talvez eles não tivessem todos os formulários preenchidos antes da consulta.
Então, o número ABCA01 foi chamado, eu estava esperando que ABC02 fosse chamado. Esse requerente se divertiu por 45 minutos e então o próximo número foi ABC02, depois ABCA02 e finalmente ABC03 (eu!, mais de 2 horas e meia após o horário da consulta!) Percebi que deve ser que eles fazem uma solicitação de passaporte, depois uma consulta de solicitação de visto.
Então, quando você está no balcão, eles pedem todos os documentos, então você precisa rolar suas próprias impressões digitais em tinta preta e pressionar seus dedos no formulário de impressões digitais com código de barras. O mesmo formulário que você só pode obter durante o horário da consulta e não antes, o mesmo formulário que você precisa levar para a sala de espera para preencher depois de pagar £ 107,50 e ter sua foto tirada por uma câmera com um flash ofuscante!
Lembra que eu disse para ter certeza de ter outra anotação dos números de identificação dos seus pais e cônjuge? Você precisará inserir essas informações, novamente, neste formulário que agora tem suas impressões digitais manchadas (no meu caso, impressões borradas), enquanto tenta ao máximo não borrá-las mais. Depois de preencher o formulário, você precisa entregá-lo de volta no mesmo balcão em que foi atendido e a coisa educada é esperar até que eles não tenham um requerente lá, você acabará esperando ainda mais! Ao todo, eu estava dentro do centro das 9h40 às 12h50...
Me disseram que leva cerca de 3 meses para o passaporte ficar pronto para coleta, mas pode levar muito mais tempo, como até 9 meses. Também me disseram que, se minhas impressões digitais forem rejeitadas, terei que retornar ao centro, refazê-las, etc.! Dizem para você guardar o recibo de pagamento e seu passaporte atual e que você precisará trazê-lo quando for coletá-lo. Eles o informarão por SMS e e-mail. Eu só recebi e-mails deles.
Cronograma:
Referência da inscrição encaminhada para VFS Londres em 01/12/2022
Referência da inscrição recebida na VFS Londres em 02/12/2022
Referência da inscrição despachada da VFS Londres para Manchester em 05/01/2023
Passaporte pronto para coleta em 16/01/2023
Dia da coleta:
Preciso mencionar que o e-mail informava que a coleta é apenas das 16h00 às 17h00, no entanto, o site informava 12h00 às 13h30. Quando você receber o e-mail de coleta, entre em contato com eles para esclarecer o horário para não perder a viagem. Para mim, o centro fica a 3 horas de carro
Enviei um e-mail pedindo esclarecimentos, pois não queria ser dispensado se chegasse muito cedo ou muito tarde. Eles confirmaram que o horário do site de 12h00 às 13h30 está correto.
Quando você chega, você recebe novamente um número e é instruído a esperar. Eu tinha o número ABC01, o que sugeriria que eu era o primeiro. Não deve demorar mais de 10 minutos no máximo, certo? Cheguei às 12h18 e só fui chamado às 13h25. Quando me sentei no balcão, demorou pelo menos mais 5 minutos antes que alguém aparecesse para me ajudar. Demorou mais 5 minutos para eles encontrarem meu passaporte e então eu tive que assinar um documento dizendo que o recebi, etc. Saí do centro às 12h45. Novamente, esteja preparado para uma longa espera.
O processamento do passaporte foi rápido, mas a experiência de agendamento e coleta poderia ser melhorada.